Significado do nome e dados do município

Itupeva, cujo nome significa "Cascata Pequena", é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º09’11” sul e a uma longitude 47º03’28” oeste, estando a uma altitude de 675 metros e faz parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Possui uma área de 200,516 km². No município está situada a maior parte do complexo turístico Vida Completa Serra Azul, que engloba o parque aquático Wet ‘n Wild, o parque temático Hopi Hari, o shopping suspenso Serra Azul e o centro de compras Outlet Premium, atraindo cerca de 5 milhões de visitantes por ano.

A Emancipação da cidade

Já no início dos anos 60, começou o movimento para emancipação de Itupeva. Distrito de Jundiaí, não recebia as atenções do poder público quanto aos reclamos da população. A única benfeitoria existente era uma pequena rede de esgotos na rua principal.

Os irmãos José Poli e Luiz Poli, este último vereador em Jundiaí, representando o distrito de Itupeva, Dorival Raymundo e Xisto Araripe Paraíso, lideravam o movimento de emancipação.

Constantes idas à Assembleia Legislativa de São Paulo conseguiram, através do Deputado Salvador Julianelli, que Itupeva fosse incluída na relação dos distritos que reivindicavam sua autonomia, através de anteprojeto a ser discutido pelos deputados.

Marcado o plebiscito para 3 de outubro de 1963, a população, isto é, os eleitores, aprovaram a emancipação, 90% disseram “sim” e o governador do estado promulgou Lei nº 8050 em 31 de Dezembro de 1963, confirmando o desejo dos itupevenses.

A eleição para prefeito foi realizada no dia 31 de outubro de 1964, saindo vencedor o Sr. Luiz Poli.

A posse, porém, com a instalação do município, só veio a ocorrer em 21 de março de 1965. O golpe de 31 de março de 1964 parou as atividades políticas no Brasil, causando o atraso na posse do prefeito.

A prefeitura nessa época funcionava em dois pequenos cômodos alugados de Conceição Pessini, na Av. Brasil. Um era o gabinete do prefeito e o outro servia para todos os outros serviços.

Separado de Jundiaí, o município teve que caminhar com suas próprias pernas. A primeira aquisição da prefeitura foi uma motoniveladora para conservar as estradas do município, até então, esse serviço era executado pelo trator do Juca Tonoli, que o alugava para a prefeitura quando era necessário. Foi a Caixa Econômica Federal que financiou esta compra.

A segunda realização foi a implantação do serviço de água e esgoto, ampliando a pequena rede já existente. O abastecimento de água até então era de responsabilidade dos moradores, pois as casas tinham cisterna (poço) para retirada de água.

Fonte de informação pública